O Conceito Neuroevolutivo Bobabth é uma abordagem terapêutica de reabilitação que prioriza a solução de problemas de controle postural, movimento e função, através da avaliação e o tratamento das deficiências e limitações de atividades de indivíduos com fisiopatologia neurológica, como paralisia cerebral, síndrome de down, acidente vascular encefálico, traumatismo craniano, por exemplo.

O principal objetivo dessa abordagem é melhorar a capacidade funcional, considerando cada pessoa como única, levando em conta suas capacidades e necessidades e as da família, na hora de estabelecer os objetivos e planejar as intervenções.

Os terapeutas que utilizam o conceito Bobath partem do princípio que para a aprendizagem ou reaprendizagem de habilidades motoras, é essencial que haja prática pelo paciente, de forma independente ou com supervisão, considerando a plasticidade cerebral (capacidade do cérebro de se recuperar e reestruturar). Somente através de experimentação e prática, o paciente aprenderá a solucionar seus problemas motores.

O terapeuta ocupacional avalia as capacidades e as atividades que estão limitadas, intervindo com o objetivo de otimizar sua funcionalidade e seu desempenho nos papéis ocupacionais e nas atividades da vida diária.

Fechar Menu